TELECOM E TI

Redução de Custos: dicas para nenhuma crise pegar seu negócio

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, no primeiro trimestre do ano foram criadas no país 581.242 novas empresas, maior número para o período desde 2010. O número é 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2016, quando ocorreram 516.201 nascimentos. Os economistas da Serasa Experian explicam que o recorde…


De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, no primeiro trimestre do ano foram criadas no país 581.242 novas empresas, maior número para o período desde 2010. O número é 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2016, quando ocorreram 516.201 nascimentos. Os economistas da Serasa Experian explicam que o recorde apresentado no surgimento de novas empresas no país continua diretamente ligado ao “empreendedorismo de necessidade”. Desta forma, com as taxas de desemprego muito elevadas, desempregados acabam abrindo negócios como forma de geração de renda, sobretudo no setor de serviços.

Passar a ser um empresário tem até suas vantagens, seguidas por um status corriqueiro da “profissão”, mas não é nada fácil manter uma empresa, isso porque diversos assuntos que não cabem ao core business do negócio devem estar todos alinhados e organizados, como é o caso das áreas: administrativa, de pessoal, fiscal e financeira. Uma empresa sem estrutura e um gestor sem experiência são fatores primordiais para o futuro de uma organização. Segundo o Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, as falências decretadas em 2017 subiram 3,1% no acumulado do ano até novembro em relação a 2016, com a maior alta de 41,5% registrada em novembro na comparação com outubro do mesmo ano.

Reduzir e poupar, investir e se organizar

Existem diversas formas de se poupar atualmente. Veja algumas delas a seguir:

  • Poupar significa remanejar as áreas e repensar os custos, dessa forma, todo investimento para melhorias terá retorno positivo.
  • Planejamento estratégico para a empresa, cumprimento de metas e motivação para os funcionários é fundamental para estabilizar uma empresa.
  • A maioria dos problemas referentes à estrutura administrativa são relacionados ao uso de tecnologias ultrapassadas. Terceirizar esse serviço, não correlato ao core business, traz segurança. Exemplos: outsourcing de cópias e impressão, locação de equipamentos, mas principalmente de telefonia, pois com o serviço correto e a empresa capacitada, há diminuição de interferências e o call center da sua empresa passa a ficar mais profissional.
  • Investir em suporte telefônico, os chamados PABXs IPs, um modelo mais moderno que permite que seja instalado em nuvem, também melhora o cotidiano das atividades, pois além de reduzir custos, aumenta a produtividade.
  • Utilizar cada vez mais a tecnologia ao favor da sua empresa. Atualmente, poucas empresas no mercado estão capacitadas para oferecer serviços de qualidade, no que se refere à tecnologia, portanto, pesquisar faz toda a diferença no seu negócio.

Sem crise e aproveitando apenas as vantagens de ser empresário

Quando se trata de abertura e administração do próprio negócio, todas as dicas são pertinentes, pois quanto mais focado é o investimento para sua empresa, melhor serão os retornos. Investir é economizar, mas pesquisar onde e em quais áreas investir que pode ser o diferencial da sua empresa.

Ser empresário tem muitas vantagens, mas para os desavisados, as enxaquecas podem ser maiores, portanto, especialize-se no seu mercado e deixe que os experientes em outras áreas possam ajudar a sua empresa. Todos saem ganhando e as vantagens e benefícios só aumentam.

Similar posts

eBook-Gestão-de-equipe-em-home-officeNovo eBook:

Gestão de equipe em Home office

Aprenda como lidar com os principais desafios e garantir a produtividade de times trabalhando remotamente

Quero aprender como garantir a produtividade