As aplicações da Inteligência Artificial apresentam um potencial de impacto positivo expressivo no cotidiano das empresas. No universo corporativo, estes recursos são capazes de reduzir custos, dinamizar processos e aumentar a produtividade de times e colaboradores.
Neste artigo exclusivo, a L5 aborda tudo sobre a IA no atendimento ao cliente e como tais recursos são capazes de revolucionar a experiência do cliente.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
Qual a importância da inteligência artificial no atendimento ao cliente?
A inteligência artificial no atendimento ao cliente melhora os benefícios e a experiência nas operações e processos de comunicação. Com a IA é possível ter suporte imediato, qualidade, vantagens nos processos, produtividade, monitoramento 24 x 7 e integrações com o Teams e o WhatsApp, por exemplo.
Com o desenvolvimento da Inteligência Artificial nas últimas décadas, um conjunto de novas possibilidades se abriu ao universo da experiência do cliente.
Essencialmente, a IA pode auxiliar no processamento de dados, elaboração de feedbacks, assim como orientar a tomada de decisões e qualificar a experiência do cliente com as empresas.
Mas, antes de abordarmos todos os benefícios e vantagens das aplicações da Inteligência Artificial no atendimento ao cliente, é necessário também compreendermos qual o fundamento e como funcionam tais recursos.
Uma IA pode operar com base em Aprendizado de Máquina (Machine Learning) ou, ainda, se fundamentar em Redes Neurais Artificiais (Neural Networks) no processamento de dados e informações.
Como Aprendizado de Máquina, a IA desempenha tarefas como o reconhecimento de padrões na informação. Destes, estipula novas operações e tarefas progressivamente mais qualificadas que as anteriores. Ou seja, realizando um processo de aprimoramento de desempenho.
Já as Redes Neurais Artificiais são ótimos exemplos de aplicações da Inteligência Artificial capazes de reconhecer e estabelecer interconexões entre os dados de entrada de modo a compreender, por exemplo, tendências de comportamento, similaridades e discrepâncias.
Agora que já compreendemos os fundamentos, como estes modelos de IA auxiliam e impactam positivamente no atendimento ao cliente?
O reconhecimento de voz por IA possibilita às operações de atendimento a ampliação das relações que empresas estabelecem com seus clientes. Por exemplo, para PCDs o reconhecimento de voz representa uma estratégia eficiente e inclusiva.
A partir de recursos de IA no atendimento é possível compreender a maneira como o público-alvo, assim como a cadeia de stakeholders, apresenta suas demandas e, assim, ofertar opções direcionadas e inteligentes de atendimento.
O dia a dia de qualquer empresa implica no acúmulo de um conjunto massivo de dados. Estes dados, além de preciosos, podem ser processados de maneira dinâmica e ágil a partir de aplicação de IA e utilizados na tomada de decisões estratégicas.
A análise das intenções e sentimentos expressos na comunicação com o cliente é essencial na elaboração de estratégias Customer centric. Identificar, mapear e avaliar a resposta de cliente com base em tags de expressão de sentimento (baseadas em texto ou fala) apresenta um impacto positivo expressivo na elaboração de novas abordagens e processos em relação ao atendimento.
O uso de aplicações da Inteligência Artificial baseadas em Machine Learning é capaz de processar demandas e, pela recorrência e similaridade nos dados, direcionar a soluções preditivas que diminuam a necessidade da avaliação humana repetitiva.
Uma das características fundamentais das IA é trabalhar com base em dados massivos abstraindo tendências e padrões objetivos. Isso implica no aumento da velocidade de tratamento da informação e na precisão das respostas apresentadas.
Os sistemas de filtragem e direcionamento de atendimento realizados por uma URA Humanizada possibilita a qualificação da experiência do cliente, assim como dinamizar as operações de atendimento com direcionamentos assertivos e inteligentes.
Compreender as sensibilidades e demandas dos clientes por meio de dados precisos e objetivos que as aplicações da Inteligência Artificial oferecem impacta na assertividade do atendimento.
O potencial de redução de custos talvez seja um dos benefícios mais evidentes das aplicações da Inteligência Artificial. Isto devido à configuração de todo um cenário de maior dinamicidade e eficiência a partir da automatização de processos e eliminação de etapas.
Com base na análise e processamento de dados pelos recursos de IA é possível compreender padrões e mapear tendências e contratendências. Este aspecto pode ser utilizado como método para elaboração de novos passos estratégicos e na oferta de novas soluções.
Como vimos, as aplicações da IA apresentam vantagens e benefícios objetivos no contexto corporativo. Desde a maior celeridade na reunião e processamento dos dados até o direcionamento a recursos humanizados no atendimento.
Tendo em vista a qualificação da experiência com o cliente, a L5 desenvolveu o Callbox: um PABX virtual, totalmente em nuvem e elaborado com o objetivo de solucionar e dinamizar a telefonia empresarial, integrado com os principais CRMs.
Por meio da personalização e humanização do atendimento, o Callbox da L5 oferece soluções de maior compreensão do perfil do público e seu comportamento e necessidades, de maneira completamente alinhada à estratégia do negócio.
Estes aspectos permitem a melhoria na satisfação e experiência do cliente, aumento da produtividade de times e colaboradores, assim como a redução de custos operacionais com a automatização de etapas e dinamização de processos internos.
Um dos recursos do Callbox da L5 é a URA Humanizada com reconhecimento de comando de voz, com arquitetura totalmente personalizada e com capacidade de integração a outros softwares e estruturas já adotadas pela empresa.
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Direcionar as estratégias da empresa, tendo como foco a experiência do cliente, é uma das tendências globais que demonstram maior impacto positivo na evolução e sustentabilidade dos negócios.
A L5 apresenta um conjunto de soluções inteligentes e que qualificam processos, dinamizam etapas, reduzem custos, aumentam a produtividade e permitem o aumento na satisfação e experiência do cliente em diversos pontos de contato da empresa.
Como vimos ao longo deste artigo exclusivo, as aplicações da Inteligência Artificial apresentam um potencial significativo de melhoria no cotidiano das empresas, sobretudo quando aliadas ao atendimento.
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