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PABX: Você sabe como funciona?

O norte da economia de uma empresa é definido em seus primeiros anos de vida: como os gestores são escolhidos, como foi a fundação e todos os trâmites legais para que a organização fosse aberta. Já demos dicas de como reduzir custos, economizar em áreas administrativas e até como melhorar o atendimento. Em todos esses…


O norte da economia de uma empresa é definido em seus primeiros anos de vida: como os gestores são escolhidos, como foi a fundação e todos os trâmites legais para que a organização fosse aberta. Já demos dicas de como reduzir custos, economizar em áreas administrativas e até como melhorar o atendimento. Em todos esses setores, uma sigla aparece repetidas vezes e, aqui, vamos entender as funcionalidades e os motivos de se usar um PABX.

Dessa forma, em algum momento, você já deve ter se perguntado como funciona a ligação entre os ramais dentro de uma empresa. Se a resposta tiver sido sim, saiba que a comunicação compartilhada é realizada pelo PABX (Private Automatic Branch Exchange).

Como tudo começou – a linha do tempo do PABX

Desde o surgimento da primeira central telefônica no Brasil, o PABX – criado na década de 70 – passou a ser um facilitador da comunicação dentro do meio organizacional.

O PABX (Private Automatic Branch Exchange ou “Troca Automática de Ramais Privados”) é o equipamento responsável pela distribuição de linhas telefônicas para diferentes ramais, com a função de ligar inúmeros telefones a uma linha externa, o que possibilita uma comunicação entre áreas, localidades e ainda que diferentes ramais façam ligações ao mesmo tempo: internas ou externas. Ou seja, não é necessário que uma empresa tenha uma linha telefônica para cada pessoa para fazer diferentes atendimentos simultâneos. Um único número de entrada pode receber chamadas e distribuir, por meio do PABX, pelos ramais disponíveis.

Porém, com o avanço da tecnologia, o sistema, que se mostrava a melhor solução para telefonia fixa, na verdade deixa a desejar no quesito inovação.

Mobilidade e Redução de custos

Algumas limitações do PABX não se encaixam ao novo perfil de negócios empresariais, uma vez que, em grande parte do tempo, as pessoas estão na rua ou conectadas através de notebooks, smartphones e tablets, ou até mesmo em home office. E tais características impedem que, por exemplo, a ferramenta possa ser utilizada para o desvio de chamadas para um destes dispositivos, dificultando o fluxo de atividades ao longo do dia, já que obriga a presença física no escritório.

Outra função que os PABX tradicionais não permitem é o acompanhamento em tempo real. Você sabe quantas chamadas recebe ao decorrer do dia? O número de ligações, assim como o apontamento do horário (apresentado através de um relatório detalhado que pode ser acessado pela internet), quantas ligações estão em espera com a telefonista, ou quantas chamadas a telefonista deixou de atender, são funções indisponíveis para este sistema.

Controle e organize suas operações com as novas tecnologias

O PABX não é apenas uma central de telefones: o sistema funciona da mesma maneira que a central telefônica, com a diferença de que estão conectados a ele somente os aparelhos da empresa gestora. Entretanto, a tecnologia do sistema disponibiliza uma série de serviços vitais para a empresa contratante.

O PABX facilitou muito a vida das empresas, que precisavam contar com os serviços de uma operadora de telefone para realizar todas as suas comunicações. Dessa forma, se uma empresa possuísse 500 aparelhos telefônicos, ela precisaria pagar por 500 linhas, acarretando um custo enorme e sem propósito.

Com o sistema PABX, a empresa passa a ter apenas algumas linhas junto à central, deixando a cargo da tecnologia a distribuição dessa mesma linha em quantos ramais forem necessários para o trabalho. O PABX faz a conexão destes ramais entre si e da linha central com a operadora local.

Além disso, o PABX evoluiu e se tornou uma solução que, com a ajuda de softwares e sistemas complementares, possibilita as empresas a gastarem o mínimo possível com telefonia fixa e móvel, além de gerenciar o uso do telefone como ferramenta estratégica. O PABX integra todos os telefones da empresa, trazendo mais dinamismo e rapidez nas comunicações, além da economia.

Mas e as novas tecnologias? Bom, continue acompanhando nosso blog para entender mais funcionalidades e como as ferramentas são integradas no dia a dia da sua empresa…

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