Após entender um pouco das funcionalidades mínimas de um PABX e o início dessa tecnologia nas empresas, é importante sanar algumas dúvidas quando se trata de como o PABX inova e acompanha os novos modelos de trabalho corporativo.
O equipamento, que por muitos anos foi considerado uma ferramenta indispensável no ambiente corporativo, hoje pode ser substituído por plataformas que possibilitam, entre outras funções, o controle pela web.
Sem dúvida, quando se trata de novos modelos de mercado, administradores, empresários e gerentes de TI são confrontados com algumas preocupações e considerações ao planejar a substituição de seu antigo PABX legado por uma nova solução baseada em software com Comunicação Unificada (Unified Communications).
A tecnologia avança, o PABX também inova
Como os PABXs tradicionais não permitem o acompanhamento em tempo real e uma infinidade de recursos, surgiram novas modalidades, como o PABX baseado em software e agora em nuvem. Com as soluções em nuvem, o software PABX, ou plataforma, fica fora da empresa e está hospedado em um data center, num provedor de hospedagem ou em vários datacenteres (nuvem). O PABX é, assim, instalado em um local remoto e se comunica com qualquer equipamento de telecomunicações que tenha suporte a IP. São eles: telefones IP, telefones analógicos, linhas, etc. Pode-se utilizar também com softphones, em desktops ou celulares e até mesmo as linhas podem ser virtuais.
Com o PABX em nuvem, os usuários remotos da empresa (ou home-offices), filiais e aqueles que usam aplicativos em smartphones podem se conectar diretamente ao PABX da nuvem, consumindo a largura de banda de dados disponível do provedor de hospedagem. Portanto, nenhum dos “usuários remotos” consome banda do link ADSL da empresa, sem contar na praticidade e comodidade de estar com o seu ramal onde quer que seja.
Manutenção e suporte
Com o PABX em nuvem, há uma maior facilidade de manutenção, uma vez que pode ser realizada por empresas que já possuem essa expertise e já têm especialistas para atender aos suportes e entender as necessidades de cada cliente. Além de ser fácil a migração entre nuvens, o acesso simples pela Internet e as interfaces são cada vez mais amigáveis.
Um dos pontos importantes na utilização do PABX em nuvem é o menor investimento em infraestruturas como servidor/appliance, com risco zero quanto à sua obsolescência. As atualizações acontecem automaticamente e não precisam de manutenções presenciais e demoradas.
Por que escolher em nuvem?
Inovar, melhorar a produtividade e continuar com acesso garantido para o controle. Alta tecnologia associada à redução de custos, é uma das grandes vantagens ao escolher a implantação do PABX em nuvem em sua empresa.