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Guia definitivo para implementar o atendimento via WhatsApp em seu negócio

Descubra como a revolução digital transformou a comunicação e por que o atendimento via WhatsApp é a chave para estreitar laços entre clientes e empresas.


A transformação digital proporcionou mudanças profundas nas formas em que nos comunicamos. E o atendimento via WhatsApp, que aproxima clientes e empresas, talvez seja um dos principais exemplos quanto a isso.

Instantâneo e com viés resolutivo, o atendimento via WhatsApp substitui as longas chamadas via telefone. Assim, se antes era necessário ficar paralisado com o telefone fixo, hoje basta acionar determinado contato para que os problemas sejam resolvidos. Ao menos, é o que se espera.

  • Atualmente, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones Desse total, 94% das pessoas costumam utilizar o aplicativo todos os dias. Além disso, 80% das pessoas já utilizaram o app para demonstrar interesse em alguma compra.

Ou seja, empresas que decidem ignorar a ferramenta, tomam uma péssima decisão. Por isso, trouxemos este Guia com as melhores dicas sobre como extrair o máximo do WhatsApp para os mais diversos fins, como o atendimento aos clientes, a comunicação entre as equipes e formas de gerar muito mais oportunidades usando a tecnologia.

Siga a leitura conosco e aprofunde-se mais no tema!


Qual a importância de implementar o atendimento via WhatsApp no negócio?

Implementar o atendimento via WhatsApp no negócio garante maior exclusividade, vantagens e maior possibilidades para a experiência do usuário. Entre os principais benefícios, estão a exclusividade do canal, a criação de catálogo de produtos, integração com CRM e outros sistemas, análise de estatísticas e automatização de mensagens.


Guia Definitivo para Implementar o Atendimento via WhatsApp

A implementação eficaz do atendimento via WhatsApp desponta como um diferencial estratégico que coloca a sua empresa à frente dos concorrentes locais. Não há meio de ignorar a ferramenta como parte estratégica de comunicação.

A seguir, separamos as principais iniciativas que fortalecerão seus negócios e destacarão a experiência do cliente.

1. Tenha um número exclusivo para o atendimento ao cliente

Primeiramente, definir um número exclusivo para o atendimento ao cliente no WhatsApp vai ajudar – e muito! – sua empresa a ter melhor organização nos atendimentos.

Além disso, essa é uma iniciativa que gera uma imagem de profissionalismo junto aos clientes e fornecedores.

Por fim, com o WhatsApp Business, é possível criar catálogos e menus que antecipam a necessidade do cliente quanto à escolha de serviços e produtos.

2. Sincronize o atendimento via WhatsApp para todo o time comercial

Garanta uma abordagem unificada ao sincronizar o atendimento via WhatsApp em todo o time comercial. É essencial que todos representem a empresa seguindo os mesmos padrões.

Isso promove consistência e agilidade nas respostas, eleva a eficiência operacional e fortalece a imagem de marca.

3. Estabeleça políticas de atendimento aos clientes

Defina políticas claras de atendimento para criar padrões de excelência. Isso proporciona diretrizes consistentes para a equipe.

Crie políticas de boas e más práticas, defina esse documento como um guia de atendimento. Monitore os padrões de excelência continuamente.

4. Realize treinamentos com o time e planeje estratégias com os contatos

Investir em treinamentos e estratégias bem planejadas fortalece a equipe, permitindo abordagens mais eficazes e personalizadas no atendimento aos clientes.

O ideal é realizar reciclagens periodicamente para que todos estejam com o mesmo nível de discurso para soluções e atendimento.

5. Crie um banco de dados

A criação de um banco de dados potencializa a gestão de contatos, histórico de conversas e preferências dos clientes, otimizando futuras interações.

Além disso, com a inteligência de dados é possível automatizar insights e gerar comparativos que ajudarão nas iniciativas estratégicas.

Lembre-se também dos backups necessários para que nenhuma mensagem importante seja perdida.

6. Configure respostas automáticas

O WhatsApp traz recursos de respostas automáticas que não deixam seus clientes sem respostas, mesmo quando entram em contato após o horário comercial.

Configure essas respostas definindo prazos para o próximo atendimento ou, ainda, um número específico para soluções de urgência.

7. Analise as estatísticas do WhatsApp Business e use etiquetas para categorizar

Avalie as estatísticas fornecidas pelo WhatsApp Business para extrair insights valiosos. Utilize etiquetas para categorizar conversas, facilitando análises e melhorando a personalização do atendimento.

8. Realize campanhas personalizadas para a sua rede de contatos

Explore o potencial de campanhas personalizadas, aproveitando a segmentação de contatos para promover ofertas exclusivas e fortalecer o relacionamento. Defina um calendário de comunicações que poderá facilitar essa distribuição e manter presente a lembrança sobre o seu negócio.

9. Integre o WhatsApp em outras plataformas e soluções

Promova uma experiência integrada ao incorporar o WhatsApp em outras plataformas e soluções empresariais, maximizando a eficiência e a conectividade. Isso pode gerar automatizações e relatórios importantes sobre o que vem dando certo ou não em suas estratégias.

10. Centralize o seu CRM com o relacionamento via WhatsApp

Integre o atendimento via WhatsApp ao seu CRM para centralizar informações cruciais, proporcionando uma visão abrangente do relacionamento com o cliente. Essa é uma forma poderosíssima de escalar sua empresa por meio de estratégias eficazes de comunicação.


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WhatsApp Omnichannel: uma revolução na experiência do cliente

Explorar o WhatsApp como uma ferramenta omnichannel no cenário empresarial é desbravar um novo horizonte de possibilidades.

A integração do WhatsApp no cotidiano organizacional ajuda a aperfeiçoar a experiência do cliente, fazendo com que a plataforma evolua a estratégia de conversão de oportunidades, lucratividade e investimentos.

Segundo pesquisa divulgada pela Clientes S/A, a adoção do WhatsApp Omnichannel pode acelerar o atendimento aos clientes em 225% e gerar 27% mais vendas. Inclusive, quando a experiência é positiva, 91% dos clientes declaram que comprariam novamente da empresa utilizando o canal. Ou seja: um custo-benefício excelente.

Nesse sentido, não há dúvidas de que o WhatsApp Omnichannel redefine a experiência proporcionando interações mais rápidas, personalizadas e eficientes. A transição de uma rede pessoal para a exploração de oportunidades de negócios reflete uma adaptação às demandas do mercado moderno – o que é essencial para qualquer tipo de negócio.

Além disso, a integração das ferramentas com sistemas de TI, CRM, e-mail, marketing e vendas faz com que o WhatsApp Omnichannel seja uma maneira coesa e ágil de centralizar as informações e dados.

Callbox e a integração ao WhatsApp: maior lucratividade

Bem, como você percebeu, o WhatsApp Omnichannel é uma realidade que só proporciona benefícios para a sua empresa. E para utilizá-lo como opção adicional de comunicação, o Callbox é uma ferramenta excelente.

Criado para ser um PABX móvel, o Callbox integra não só o WhatsApp Business, mas também outras soluções, como Microsoft Teams e o Google Workspace, beneficiando seus clientes, parceiros e colaboradores em quaisquer lugares que estejam.

Além de proporcionar rapidez nas comunicações, o Callbox com atendimento via WhatsApp traz também as principais integrações do mercado, acelerando e escalando sua plataforma e gerando excelente experiência de navegação para os usuários.

Ou seja, com o Callbox você mantém seus meios de comunicação humanizados, acelerados e reduz substancialmente seus custos.

 

Atendimento via WhatsApp e resultados na comunicação omnichannel

Você viu e não é exagero: todos os dados apontam que o atendimento via WhatsApp para empresas só proporciona resultados positivos.

Além de modernizar sua empresa, adotar o WhatsApp como estratégia omnichannel proporciona um olhar ampliado sobre seus resultados, gerando insights importantíssimos sobre como alavancar ainda mais suas estratégias de comunicação.

A L5 é uma empresa pioneira em soluções de comunicação ágil. Pioneira na América Latina ao integrar telefonia em nuvem ao Microsoft Teams, e única a integrar telefonia em nuvem ao Google Workspace, a L5 ajuda a sua empresa a ser produtiva e eficaz a qualquer hora, em qualquer lugar.

Com ampla expertise, a L5 ajuda a sua empresa a transformar o seu WhatsApp Omnichannel em uma ferramenta poderosíssima que vai agilizar, impactar e transformar o relacionamento com os clientes, transformando sua empresa em referência de alto nível em comunicação no mercado. Você se surpreenderá com as possibilidades usando a ferramenta.

Saiba mais agora! Fale agora mesmo com nossos especialistas e peça uma demonstração gratuita para ver como o CallBox potencializa mais do que você imagina o uso do WhatsApp pela sua empresa!

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