A transformação digital proporcionou mudanças profundas nas formas em que nos comunicamos. E o atendimento via WhatsApp, que aproxima clientes e empresas, talvez seja um dos principais exemplos quanto a isso.
Instantâneo e com viés resolutivo, o atendimento via WhatsApp substitui as longas chamadas via telefone. Assim, se antes era necessário ficar paralisado com o telefone fixo, hoje basta acionar determinado contato para que os problemas sejam resolvidos. Ao menos, é o que se espera.
- Atualmente, o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones Desse total, 94% das pessoas costumam utilizar o aplicativo todos os dias. Além disso, 80% das pessoas já utilizaram o app para demonstrar interesse em alguma compra.
Ou seja, empresas que decidem ignorar a ferramenta, tomam uma péssima decisão. Por isso, trouxemos este Guia com as melhores dicas sobre como extrair o máximo do WhatsApp para os mais diversos fins, como o atendimento aos clientes, a comunicação entre as equipes e formas de gerar muito mais oportunidades usando a tecnologia.
Siga a leitura conosco e aprofunde-se mais no tema!
Qual a importância de implementar o atendimento via WhatsApp no negócio?
Implementar o atendimento via WhatsApp no negócio garante maior exclusividade, vantagens e maior possibilidades para a experiência do usuário. Entre os principais benefícios, estão a exclusividade do canal, a criação de catálogo de produtos, integração com CRM e outros sistemas, análise de estatísticas e automatização de mensagens.
Guia Definitivo para Implementar o Atendimento via WhatsApp
A implementação eficaz do atendimento via WhatsApp desponta como um diferencial estratégico que coloca a sua empresa à frente dos concorrentes locais. Não há meio de ignorar a ferramenta como parte estratégica de comunicação.
A seguir, separamos as principais iniciativas que fortalecerão seus negócios e destacarão a experiência do cliente.
1. Tenha um número exclusivo para o atendimento ao cliente
Primeiramente, definir um número exclusivo para o atendimento ao cliente no WhatsApp vai ajudar – e muito! – sua empresa a ter melhor organização nos atendimentos.
Além disso, essa é uma iniciativa que gera uma imagem de profissionalismo junto aos clientes e fornecedores.
Por fim, com o WhatsApp Business, é possível criar catálogos e menus que antecipam a necessidade do cliente quanto à escolha de serviços e produtos.
2. Sincronize o atendimento via WhatsApp para todo o time comercial
Garanta uma abordagem unificada ao sincronizar o atendimento via WhatsApp em todo o time comercial. É essencial que todos representem a empresa seguindo os mesmos padrões.
Isso promove consistência e agilidade nas respostas, eleva a eficiência operacional e fortalece a imagem de marca.
3. Estabeleça políticas de atendimento aos clientes
Defina políticas claras de atendimento para criar padrões de excelência. Isso proporciona diretrizes consistentes para a equipe.
Crie políticas de boas e más práticas, defina esse documento como um guia de atendimento. Monitore os padrões de excelência continuamente.
4. Realize treinamentos com o time e planeje estratégias com os contatos
Investir em treinamentos e estratégias bem planejadas fortalece a equipe, permitindo abordagens mais eficazes e personalizadas no atendimento aos clientes.
O ideal é realizar reciclagens periodicamente para que todos estejam com o mesmo nível de discurso para soluções e atendimento.
5. Crie um banco de dados
A criação de um banco de dados potencializa a gestão de contatos, histórico de conversas e preferências dos clientes, otimizando futuras interações.
Além disso, com a inteligência de dados é possível automatizar insights e gerar comparativos que ajudarão nas iniciativas estratégicas.
Lembre-se também dos backups necessários para que nenhuma mensagem importante seja perdida.
6. Configure respostas automáticas
O WhatsApp traz recursos de respostas automáticas que não deixam seus clientes sem respostas, mesmo quando entram em contato após o horário comercial.
Configure essas respostas definindo prazos para o próximo atendimento ou, ainda, um número específico para soluções de urgência.
7. Analise as estatísticas do WhatsApp Business e use etiquetas para categorizar
Avalie as estatísticas fornecidas pelo WhatsApp Business para extrair insights valiosos. Utilize etiquetas para categorizar conversas, facilitando análises e melhorando a personalização do atendimento.
8. Realize campanhas personalizadas para a sua rede de contatos
Explore o potencial de campanhas personalizadas, aproveitando a segmentação de contatos para promover ofertas exclusivas e fortalecer o relacionamento. Defina um calendário de comunicações que poderá facilitar essa distribuição e manter presente a lembrança sobre o seu negócio.
9. Integre o WhatsApp em outras plataformas e soluções
Promova uma experiência integrada ao incorporar o WhatsApp em outras plataformas e soluções empresariais, maximizando a eficiência e a conectividade. Isso pode gerar automatizações e relatórios importantes sobre o que vem dando certo ou não em suas estratégias.
10. Centralize o seu CRM com o relacionamento via WhatsApp
Integre o atendimento via WhatsApp ao seu CRM para centralizar informações cruciais, proporcionando uma visão abrangente do relacionamento com o cliente. Essa é uma forma poderosíssima de escalar sua empresa por meio de estratégias eficazes de comunicação.
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WhatsApp Omnichannel: uma revolução na experiência do cliente
Explorar o WhatsApp como uma ferramenta omnichannel no cenário empresarial é desbravar um novo horizonte de possibilidades.
A integração do WhatsApp no cotidiano organizacional ajuda a aperfeiçoar a experiência do cliente, fazendo com que a plataforma evolua a estratégia de conversão de oportunidades, lucratividade e investimentos.
Segundo pesquisa divulgada pela Clientes S/A, a adoção do WhatsApp Omnichannel pode acelerar o atendimento aos clientes em 225% e gerar 27% mais vendas. Inclusive, quando a experiência é positiva, 91% dos clientes declaram que comprariam novamente da empresa utilizando o canal. Ou seja: um custo-benefício excelente.
Nesse sentido, não há dúvidas de que o WhatsApp Omnichannel redefine a experiência proporcionando interações mais rápidas, personalizadas e eficientes. A transição de uma rede pessoal para a exploração de oportunidades de negócios reflete uma adaptação às demandas do mercado moderno – o que é essencial para qualquer tipo de negócio.
Além disso, a integração das ferramentas com sistemas de TI, CRM, e-mail, marketing e vendas faz com que o WhatsApp Omnichannel seja uma maneira coesa e ágil de centralizar as informações e dados.
Callbox e a integração ao WhatsApp: maior lucratividade
Bem, como você percebeu, o WhatsApp Omnichannel é uma realidade que só proporciona benefícios para a sua empresa. E para utilizá-lo como opção adicional de comunicação, o Callbox é uma ferramenta excelente.
Criado para ser um PABX móvel, o Callbox integra não só o WhatsApp Business, mas também outras soluções, como Microsoft Teams e o Google Workspace, beneficiando seus clientes, parceiros e colaboradores em quaisquer lugares que estejam.
Além de proporcionar rapidez nas comunicações, o Callbox com atendimento via WhatsApp traz também as principais integrações do mercado, acelerando e escalando sua plataforma e gerando excelente experiência de navegação para os usuários.
Ou seja, com o Callbox você mantém seus meios de comunicação humanizados, acelerados e reduz substancialmente seus custos.
Atendimento via WhatsApp e resultados na comunicação omnichannel
Você viu e não é exagero: todos os dados apontam que o atendimento via WhatsApp para empresas só proporciona resultados positivos.
Além de modernizar sua empresa, adotar o WhatsApp como estratégia omnichannel proporciona um olhar ampliado sobre seus resultados, gerando insights importantíssimos sobre como alavancar ainda mais suas estratégias de comunicação.
A L5 é uma empresa pioneira em soluções de comunicação ágil. Pioneira na América Latina ao integrar telefonia em nuvem ao Microsoft Teams, e única a integrar telefonia em nuvem ao Google Workspace, a L5 ajuda a sua empresa a ser produtiva e eficaz a qualquer hora, em qualquer lugar.
Com ampla expertise, a L5 ajuda a sua empresa a transformar o seu WhatsApp Omnichannel em uma ferramenta poderosíssima que vai agilizar, impactar e transformar o relacionamento com os clientes, transformando sua empresa em referência de alto nível em comunicação no mercado. Você se surpreenderá com as possibilidades usando a ferramenta.
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